quarta-feira, 7 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

100% JESUS

“TENTAÇÃO - TODOS NÓS PODEMOS SUPORTAR”

● TEXTO BÍBLICO – Gn 2.8-17 / 3.1-12, 23, 24

◊ PASSOS PARA A QUEDA NO PECADO

1 – Distorção do mandamento divino
Deus tinha dito ao homem o mandamento. Deus o homem deveria ter ensinado para a mulher. Mas como já houve um problema de comunicação, a serpente vai direto na mulher. “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1)

Deus não tinha dito “Não comereis de toda árvore do jardim”. Deus tinha dito: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.16-17).

A mulher corrige a distorção feita pela serpente, mas acrescenta uma outra de sua própria conta. O mandamento dado ao homem por Deus era simplesmente: "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2,17). A mulher disse: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (Gn 3.3).
2 – Um convite falso

“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.4-5).

Primeiro a serpente contraria a Deus. A proposta é de que terão o conhecimento tanto do bem quanto do mal. Até este momento, somente experimentaram o bem.

3 – A falsa aparência de que o pecado é prazeroso para sempre

Muitas pessoas pensam que o pecado é algo ruim, que nele não haveria prazer algum, que o Diabo vai aparecer como figura de dois chifres e um tridente na mão. Devemos fugir daquela idéia medieval que pinta o diabo como um ser horrendo. Ele se dissimula. Ele aparece como anjo de luz. Ele usa uma máscara atraente. “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (II Cor 11.14).

Alguém já disse que se as drogas fossem ruim ninguém as usava. Até por isso que não devemos dizer as pessoas que as drogas são ruins, pois quando a pessoas experimenta ela acha agradável. Mas devemos dizer que as drogas tem um prejuízo para a saúde do usuário. Na realidade o que acontece, é que o pecado é um falso prazer, um prazer instantâneo. “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3.6)

Tudo está dentro do sentido da visão: “vendo a mulher”; “agradável aos olhos”. Vivemos uma época de grande poluição visual. Nas ruas, out-doors, televisão, internet, etc. Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”. (Mateus 6:22) Também temos: “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”. (Provérbios 27:20)

Os profissionais de marketing confiam muito nos elementos visuais em publicidade, design de lojas e embalagens. Os significados são comunicados no canal visual através da cor, tamanho, e estilo de um produto. As cores podem até mesmo influenciar nossas emoções mais diretamente. Evidências sugerem que algumas cores (em especial a vermelha criam sentimentos de excitação e estimulam o apetite, enquanto outras (como a cor azul) são mais relaxantes.

◊ O PECADO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

1 – O pecado traz um sentimento de vergonha

“Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” (Gn 3.7). Antes era o contrário: “Ora um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonharam” (Gn 2:25).

2 – O pecado traz um peso na consciência (medo e vergonha)

“E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me” (Gn 3: 8-10).

3 – O pecado traz uma fuga da responsabilidade

“Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gn 3.11-13).

O homem diz que a culpa da mulher; a mulher diz que a culpa é da serpente. Começa o jogo do empurra. Quando estamos na lama do pecado, dificilmente confessamos nossa culpa.

4 – O pecado nos expulsa da presença de Deus

“O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado” (Gn 3.23).

◊ UM AMIGO E SUAS DÚVIDAS

Um amigo meu me perguntou se era possível vencer o pecado. A fraqueza dele era as mulheres. Pensava que se arrependeria se saísse da faculdade e não houvesse “pegado” ninguém. Disse para ele de uma maneira dura: é melhor se arrepender de não ter “pegado” as mulheres, do que se arrepender de não ter entrado no céu.

A Bíblia nos promete que não devemos temer as tentações da vida: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13).

 PORCO X OVELHA: UMA ESCOLHA
O porco para o judeu era considerado um animal imundo. De nenhum animal se fala na Bíblia com tanta aversão, como do porco. A lei de Moisés proíbe que se coma a sua carne, pois é animal imundo (Lv 11.7 - Dt 14.8). O Filho Pródigo quando se afastou dos caminhos do seu Pai, chegou a comer comida de porcos, demonstrando o maior e profundo abismo que esse jovem se encontrava (Lucas 15).

A Bíblia faz referência que devemos ser como ovelhas: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará” (Sl 23.1); “Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora” (Jo 10.2-3).