segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Melhor Amigo

O dicionário define  amigo como aquele que é ligado a outrem por laços de amizade. Aquele que acolhe, ampara, defende, é companheiro de todas as horas, é um aliado.
Há dois  tipos de amigos: o verdadeiro e o falso ou o fiel e o infiel.
O amigo verdadeiro é sincero, é transparente. Sabe guardar segredo. Dar-se a conhecer no momento da necessidade. “As riquezas multiplicam os amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa”. Pv 19:4 .
“Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes.” Pv 19:6.
Você pode contar com ele nas maiores necessidades, ele te ouve mesmo  quando não está com vontade, pois ele sempre quer o bem do amigo.  Sempre é bom termos alguém a quem se possa desabafar e contar os maiores segredos. 
Exemplos bíblicos de amizade verdadeira:
Davi e Jônatas. Amizade que expressou proteção e fidelidade em meio à perseguição (1Samue 18>19>20)
Ruth e Noemi . Amizade e amor verdadeiro e provado entre uma nora e sua sogra .
Priscila e Áquila para com Paulo. Discípulos para com seu líder e discipulador.Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram as suas próprias cabeças; e isto lhes agradeço…”(Rm 16:2-3)
Há também os falsos amigos, geralmente os falsos amigos, não podem nem ter a caracterização de amigos, pois são interesseiros e egoístas.
Um desses exemplos é de Elifaz, que na doença e angústia de Jó, o recriminou,  julgando está ele em pecado (Jó 6:14).
Amigos  que  na necessidade abandonam: É o exemplo de Demas, amigo de Paulo, que o abandonou, quando mais o apóstolo precisava dele na obra missionária( I Tm 4:10,16).
Falsos amigos que traem e são avarentos e negociam sua amizade por uns poucos trocados: É o exemplo de  Judas que trocou a amizade de Jesus por trinta moedas de prata.
O outro  grande falso amigo é o mundo“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. I Jo 2:15,16.
O mundo nos oferece prazer e satisfação passageira e enganadora como as preenchidas pelos vícios da bebida, droga, prostituição, paixões ilusórias, vaidade e engano.
JESUS O AMIGO VERDADEIRO
Demonstrou amizade aos seus discípulos. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. Jo 15:15
Todas as qualidades de um verdadeiro amigo podem ser vistas em Jesus: Ele é confiável, busca intimidade. É transparente e  sincero. Companheiro no momento da tribulação e dor.
Essa amizade deve ser demonstrada, como Jesus fez no episódio da morte de Lázaro. Ao encontrar as irmãs Marta e Maria, Jesus chorou pela perda de seu amigo.
Dos doze apóstolos, três eram mais íntimos: Pedro, Tiago e João. Desses três, um era considerado como aquele a quem Jesus mais amava: o apóstolo João (Jo 13:23).
João foi o único discípulo que não abandonou Jesus, quando Ele mais necessitava. Acompanhou seu sofrimento e era o único que estava ao pé da cruz.
Para com a possessa Madalena, libertou-a, dando-lhe a dignidade que precisava. Mt 8:2 Um amigo liberta o outro de suas aflições.
Para com a adúltera estendeu a mão para perdoar, e restaurar-lhe a vida de fidelidade. (João 8) O verdadeiro amigo perdoa o outro dando-lhe segunda oportunidade.
Para com Pedro, o discípulo que o negou, manifestou perdão. (Pedro) Jo 21;  O amigo, quer a restauração e a reintegração, não a derrota e a destruição.
Jesus, o amigo de todas as horas:
“… E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Mt 28:20
“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Jo 16:33
“… De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei”.Hb 13:5b  “Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”.Hb 13:8
Jesus deu a vida pelos seus amigos:
“Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Mc 10:45
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.Jo 15:13
Jesus tem todos os qualificativos de amigo verdadeiro: É sincero, transparente,  fiel, confiável, compreensivo, é amigo de todas as horas. Nunca decepciona, sente compaixão, dá a vida pelos seus. É o único que pode nos libertar de todos os males.
Hoje, Jesus te chama para ser o teu principal amigo, aquele em quem se pode confiar. O Amigo de todas as horas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

"O Alpinista"

Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar uma altíssima montanha. Ele queria a glória somente para si. Resolveu então escalar sozinho sem nehum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade. Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele que não havia se preparado para acampar resolveu seguir a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Subindo por uma "parede", a apenas 100 metros do topo, ele escoregou e caiu.... Caia a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver manchas que passavam cada vez mais rápidas na escuridão. Sentia apenas uma terrível sensação de estar sendo sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo, e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade... Como todo alpinista experimentado, havia cravado granpos de segurança com mosquetões a uma corda comprida que fixou em sua cintura. Neste momento de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não soubrou para ele nada além do que gritar:
 -Oh meu Deus! Me ajude!
De repenteuma voz grave e profunda responde: -O que você quer de mim , meu filho?
-Me salve, meu Deus, por favor!
-Você realmente acredita que Eu possa te salvar?
-Eu tenho a certeza meu Deus.
-Então corte a corda que mantém você pendurado...
Houve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda à corda, e refletiu que se largasse a corda morreria... Conta a equipe de resgate que no outro dia encontraram o alpinista congelado pelo frio, morto, agarrado com as duas mãos a uma corda...
a não mais que dois metros do solo. Então amados, pergunto a vocês, e a mim mesmo:
ATÉ ONDE VAI A NOSSA CONFIANÇA EM DEUS?
O QUE VOCÊ FARIA NO LUGAR DO ALPINISTA?
Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará! (Salmos 37:5).
" Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo, mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo" Martin Luther King.  Deus nos abençoe.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GRUPO DE JOVENS

Nossa próxima reunião será dia 29-10 sábado as 17:00hs na Igreja Batista Renascer Lux.
Todos estão convidados. Venha! Deus vai te surpreender... Ele tem algo preparado para
cada um de nós, e os planos de Deus não podem ser impedidos por ninguém. Deus te abençoe.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é ser um jovem de Deus?

                                     É estar no mundo, mas não ser do mundo.
"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. Romanos 12:2 (NTLH)